A EXPANSÃO MARÍTIMA EUROPÉIA
A expansão marítima europeia, processo histórico ocorrido entre os
séculos XV e XVII, contribuiu para que a Europa superasse a crise dos
séculos XIV e XV.
Através das Grandes Navegações há uma expansão
das atividades comerciais, contribuindo para o processo de acumulação de
capitais na Europa.
O contato comercial entre todas as partes do
mundo (Europa, Ásia, África e América ) torna possível uma história em
escala mundial, favorecendo uma ampliação dos conhecimentos geográficos e
o contato entre culturas diferentes.
Fatores para a Expansão Marítima
A
expansão marítima teve um nítido caráter comercial, daí definir este
processo como uma empresa comercial de navegação, ou como grandes
empreendimentos marítimos. Para o sucesso desta atividade comercial, o
fator essencial foi a formação do Estado Nacional.
- Formação do Estado Nacional e a centralização política: as Grandes Navegações só foram possíveis com a centralização do poder político, pois fazia-se necessária uma complexa estrutura material de navios, armas, homens, recursos financeiros.
- A aliança rei-burguesia possibilitou o alcance destes objetivos, tornando viável a expansão marítima.
- Avanços técnicos na arte náutica: o aprimoramento dos conhecimentos geográficos, graças ao desenvolvimento da cartografia; o desenvolvimento de instrumentos náuticos - bússola, astrolábio, sextante - e a construção de embarcações capazes de realizar viagens a longa distância, como as naus e as caravelas.
- Interesses econômicos: a necessidade de ampliar a produção de alimentos, em virtude da retomada do crescimento demográfico; a necessidade de metais preciosos para suprir a escassez de moedas; romper o monopólio exercido pelas cidades italianas no Mediterrâneo que contribuía para o encarecimento das mercadorias vindas do Oriente; tomada de Constantinopla, pelo turcos otomanos, encarecendo ainda mais os produtos do Oriente.
- Sociais: o enfraquecimento da nobreza feudal e o fortalecimento da burguesia mercantil.
- Religiosos: a possibilidade de conversão dos pagãos ao cristianismo mediante a ação missionária da Igreja Católica.
Expansão marítima portuguesa
Portugal foi a
primeira nação a realizar a expansão marítima. Além da posição
geográfica, de uma situação de paz interna e da presença de uma forte
burguesia mercantil; o pioneirismo português é explicado pela sua
centralização política que, como vimos, era condição primordial para as
Grandes Navegações.
A formação do Estado Nacional português está
relacionada à Guerra de Reconquista - luta entre cristãos e muçulmanos
na península Ibérica.
A primeira dinastia portuguesa foi a
Dinastia de Borgonha (a partir de 1143), caracterizada pelo processo de
expansão territorial interna.
Entre os anos de 1383 e 1385, o
Reino de Portugal conhece um movimento político denominado Revolução de
Avis - movimento que realiza a centralização do poder político: aliança
entre a burguesia mercantil lusitana com o mestre da Ordem de Avis, D.
João. A Dinastia de Avis é caracterizada pela expansão externa de
Portugal: a expansão marítima.
Etapas da expansão
A
expansão marítima portuguesa interessava à Monarquia, que buscava seu
fortalecimento; à nobreza, interessada em conquista de terras; e à
Igreja Católica e a possibilidade de cristianizar outros povos e a
burguesia mercantil, desejosa de ampliar seus lucros.
A seguir, as principais etapas da expansão de Portugal:
- 1415 - tomada de Ceuta, importante entreposto comercial no norte da África.
- 1420 - ocupação das ilhas da Madeira e Açores no Atlântico.
- 1434 - chegada ao Cabo Bojador.
- 1445 - chegada ao Cabo Verde.
- 1487 - Bartolomeu Dias e a transposição do Cabo das Tormentas.
- 1498 - Vasco da Gama atinge as Índias (Calicute).
- 1499 - viagem de Pedro Álvares Cabral ao Brasil.
Expansão marítima espanhola
A
Espanha será um Estado Nacional somente em 1469, com o casamento de
Isabel de Castela e Fernando de Aragão. Dois importantes reinos cristãos
que enfrentaram os mouros na Guerra de Reconquista.
No ano de
1492, o último reduto mouro - Granada - foi conquistado pelos cristãos.
Neste mesmo ano, Cristovão Colombo ofereceu seus serviços aos reis da
Espanha.
Colombo acreditava que, navegando para Oeste, atingiria o
Oriente. O navegante recebeu três navios e, sem saber chegou a um novo
continente: a América.
A seguir, a principais etapas da expansão espanhola:
- 1492 - chegada de Colombo a um novo continente, a América.
- 1504 - Américo Vespúcio afirma que a terra descoberta por Colombo era um novo continente.
- 1519 a 1522 - Fernão de Magalhães realizou a primeira viagem de circunavegação do globo.
A rivalidade Ibérica
Portugal
e Espanha, buscando evitar conflitos sobre os territórios descobertos
ou a descobrir, resolveram assinar um acordo - proposto pelo papa
Alexandre VI - em 1493: um meridiano passando 100 léguas a oeste das
ilhas de Cabo Verde, dividindo as terras entre Portugal e Espanha.
Portugal não aceitou o acordo e no ano de 1494 foi assinado o Tratado de
Tordesilhas.
O tratado de Tordesilhas não foi reconhecido pelas demais nações europeias.
Navegações Tardias: Inglaterra, França e Holanda
O
atraso na centralização política justifica o atraso destas nações na
expansão marítima:A Inglaterra e França envolveram-se na Guerra dos Cem
Anos (1337-1453) e, após este longo conflito, a Inglaterra passa por uma
guerra civil - a Guerra das Duas Rosas (1455-1485); já a França, no
final do conflito com a Inglaterra, enfrenta um período de lutas no
reinado de Luís XI (1461-1483).
Somente após estes conflitos
internos é que ingleses, durante o reinado de Elizabeth I (1558-1603 ); e
franceses, durante o reinado de Francisco I, iniciaram a expansão
marítima.
A Holanda tem seu processo de centralização política
atrasado por ser um feudo espanhol. Somente com o enfraquecimento da
Espanha e com o processo de sua independência é que os holandeses
iniciarão a expansão marítima.
Consequências
As
Grandes navegações contribuíram para uma radical transformação da visão
da história da humanidade. Houve uma ampliação do conhecimento humano
sobre a geografia da Terra e uma verdadeira Revolução Comercial, a
partir da unificação dos mercados europeus, asiáticos, africanos e
americanos.
A seguir, algumas das principais mudanças:
- Decadência das cidades italianas.
- Mudança do eixo econômico do mar Mediterrâneo para o oceano Atlântico.
- Formação do Sistema Colonial.
- Enorme afluxo de metais para a Europa proveniente da América.
- Retorno do escravismo em moldes capitalistas
- Eurocentrismo, ou a hegemonia europeia sobre o mundo.
- Processo de acumulação primitiva de capitais resultado na organização da formação social do capitalismo.
FONTE: https://www.youtube.com/watch?v=XAZSfnag5EI
FONTE: https://www.youtube.com/watch?v=Bq5oL0TQIxw
FONTE:https://www.youtube.com/watch?v=Yk6I_2Ev6_0
FONTE:http://historiaemquadrinhosblog.blogspot.com.br/2013/06/as-grandes-navegacoes-idade-moderna.html
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“Se eu fosse a um antiquário, só teria olhos para as coisas velhas.
Mas, sou um historiador, é por isso que amo a vida”.
Marc Bloch