quarta-feira, 6 de junho de 2018

Os Reinos de Gana e Mali.


AS CIVILIZAÇÕES  DE GANA, MALI E SONGHAI.


Os domínios de Gana, Mali e Songhai.

Império de Gana
Os historiadores acreditam que Gana foi fundada pelo povo soninke no ano 300 e prosperou até meados dos anos 1200. Gana tornou-se conhecida por sua cultura, organização, poder e riqueza obtida devido ao comércio de sal e ouro entre o norte e o oeste da África. O rei recolhia impostos de todos os comerciantes que cruzavam seu domínio. Essas tarifas disponibilizavam os recursos necessários para cuidar do exército e sustentar o governo. Porém, ataques muçulmanos começaram a ocorrer em áreas de todo o império, desestabilizando o governo. Gana lutou contra os muçulmanos por mais de trinta anos, quando muitas províncias menores começaram a romper para formar seus próprios reinos. Durante este tempo, também houve uma grande seca. As pessoas começaram a migrar em busca de um melhor lugar para viver. Depois disso, um novo império mais poderoso assumiu o lugar de Gana.
Império Mali
Mansa Musa governou o Império Mali durante seu apogeu, de 1307 a 1332. Com grande poder na África ocidental, esse império prosperou com o comércio de ouro, marfim e sal, abundantes nas terras conquistadas. Estima-se que sua fortuna era US$ 400 bilhões, em valores atuais, o que o torna o homem mais rico da história. Há vários relatos sobre sua peregrinação à cidade de Meca, sagrada para o islamismo, em 1324. A viagem contou com 60 mil seguidores, além de uma comitiva com 80 camelos, cada um transportando 135 quilos de ouro. Musa estreitou as relações com todo o mundo islâmico, estabelecendo rotas comerciais que se estenderam pelo Egito e até o Marrocos. Nesse período, Mali era uma civilização urbana desenvolvida, com a construção de várias mesquitas e até a criação de uma universidade em Timbuktu. Após a sua morte, o Império Mali enfrentou invasões e diversos conflitos, o que levou a um declínio gradual. Posteriormente, seu território foi dominado pelo Império Songhai.
Representação de Mansa Musa em um atlas catalão de 1375.
Império Songhai
Do início do século XV até o final do século XVI, Songhai foi um dos maiores impérios africanos da história, atingindo seu apogeu sob o comando de Sonni Ali e Aska, o grande. Sua capital era a cidade de Gao, onde um pequeno estado já existia desde o século XI, quando teve o primeiro soberano covertido ao islamismo. A maioria do povo songhai criava rebanhos de animais para viver. Contudo, muitos songhais viviam em grandes cidades, centros comerciais à beira do rio Níger. Em 1591, com posse de armamentos modernos, forças marroquinas capturaram cidades dos songhais, levando à queda do império.
REINO DE GANA










REINO DO MALI



http://www.ensinarhistoriajoelza.com.br/reino-de-mali/

OBS: Além dos vídeos, se acessarem os links que se encontram abaixo dos próprios vídeos ou nas fontes de pesquisa adentraram em sites onde se encontram imagens, textos, mapas, curiosidades sobre o tema pesquisado.

FONTE: http://www.ensinarhistoriajoelza.com.br/reino-de-gana-o-pais-do-ouro/
FONTE: http://www.ensinarhistoriajoelza.com.br/reino-de-mali/
FONTE:http://www.ensinarhistoriajoelza.com.br/rotas-transaarianas/
FONTE: https://legafro.wordpress.com/2015/08/28/civilizacoes-perdidas-iii-gana-mali-e-songhai/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

“Se eu fosse a um antiquário, só teria olhos para as coisas velhas.

Mas, sou um historiador, é por isso que amo a vida”.


Marc Bloch

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...