Hominídeos primitivos já tinham preferências estéticas renascentistas
REINALDO JOSÉ LOPES
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA
Haveria algo em comum entre os refinados filósofos e artistas do
Renascimento e da Grécia Antiga e os ancestrais remotos da humanidade
que produziam machados de pedra aparentemente toscos há cerca de 500 mil
anos? Todos tinham o mesmo gosto por certas proporções matemáticas,
afirma um novo estudo.
Pode parecer maluquice, mas é o que um engenheiro britânico radicado no
Brasil diz ter encontrado, após analisar instrumentos pré-históricos. O
principal elemento que ele identificou nos célebres machados de mão do
sítio arqueológico de Boxgrove (Reino Unido) parece algo saído de "O
Código Da Vinci".
Trata-se do uso recorrente da chamada Proporção Áurea, uma relação
matemática que está presente, por exemplo, nos elementos arquitetônicos
que compõem o Parthenon, templo grego em Atenas.
"Nosso gosto moderno, nossas noções de beleza e design, foram herdadas
de um passado profundo", resume Alan Cannell, o autor do estudo. Ele
publicou as conclusões no periódico "Journal of Lithic Studies", voltado
para pesquisas sobre antigas tecnologias líticas (ou seja, de pedra).
IDADE DA PEDRA ATIRADA
Não é a primeira vez que Cannell encontra padrões insuspeitos no passado lítico da humanidade.
Fascinado pela pré-história, ele iniciou sua carreira de pesquisador com
um artigo no qual argumentava que as mais antigas ferramentas usadas
pelos membros da linhagem humana teriam sido pedras mais ou menos
redondas de uns 500 gramas, arremessadas na direção de presas,
predadores ou inimigos. Antes da Idade da Pedra Lascada, teria havido a
Idade da Pedra Atirada, digamos.
Quanto ao novo estudo, vários pesquisadores já tinham abordado a
aparente simetria cuidadosa do "design" dos machados de pedra
pertencentes à chamada tradição acheulense, normalmente associada à
espécie de hominídeo conhecida como Homo erectus. Os instrumentos achados em Boxgrove pertencem a essa tradição.
Cannell pediu a ajuda do Museu Britânico e do especialista Mathieu
Leroyer para obter imagens de alta resolução dos instrumentos, em duas
amostras diferentes, ambas com cerca de 15 machados. Na primeira,
Leroyer selecionou exemplares que lhe pareciam representantes típicos
dos instrumentos de Boxgrove. Na segunda, escolheu um número equivalente
de artefatos ao acaso (numerando-os e sorteando-os).
Cannell pôs-se, então, a analisar o formato dos objetos e percebeu que
quase todos tinham sido desenhados com base na chamada Elipse Áurea, uma
forma da Proporção Áurea aplicada a essa figura ovalada (veja
infográfico). Círculos quase perfeitos também costumavam estar presentes
na base dos machados.
As mesmas proporções são empregadas hoje no formato de joias, lembra.
"Há exemplos do mesmo formato em todo canto do mundo moderno. São
aspectos do que significa ser humano que são muito antigos."
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Ferramentas de pedra teriam seguido proporção venerada por mestres da Renascença
O que é a proporção áurea?
Um jeito relativamente fácil de entender essa proporção é dando uma olhada na figura ao lado. Ela está dividida em dois pedaços, a e b. A proporção áurea deriva do fato de que a razão entre a soma a + b e o pedaço maior, o a, é igual à razão entre o pedaço maior e o menor b .A razão áurea também pode ser representada por um número -aproximadamente 1,618
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Por que ela se tornou famosa?
Desde a Grécia Antiga, há cerca de 2.500 anos, matemáticos e artistas usam essa proporção para desenhar figuras geométricas e grandes obras de arte, como o Partenon, mais célebre templo pagão de Atenas. Acredita-se que ela seja especialmente agradável para o olhar humano, talvez por espelhar certas proporções da natureza
Desde a Grécia Antiga, há cerca de 2.500 anos, matemáticos e artistas usam essa proporção para desenhar figuras geométricas e grandes obras de arte, como o Partenon, mais célebre templo pagão de Atenas. Acredita-se que ela seja especialmente agradável para o olhar humano, talvez por espelhar certas proporções da natureza
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Pedra
Uma nova análise estudou os machados de pedra de 500 mil anos encontrados em Boxgrove, no Reino Unido, um dos conjuntos mais famosos de artefatos produzidos por humanos pré-históricos
Uma nova análise estudou os machados de pedra de 500 mil anos encontrados em Boxgrove, no Reino Unido, um dos conjuntos mais famosos de artefatos produzidos por humanos pré-históricos
Elipse
Pelo formato dos machados de pedra, a ideia era ver se eles tinham relação com a Elipse Áurea -ou seja, a Proporção Áurea em figuras de elipses. Nesse caso, a razão entre o eixo maior e o menor da elipse é de cerca de 1,618
Pelo formato dos machados de pedra, a ideia era ver se eles tinham relação com a Elipse Áurea -ou seja, a Proporção Áurea em figuras de elipses. Nesse caso, a razão entre o eixo maior e o menor da elipse é de cerca de 1,618
Resultado
Em geral, os artefatos de Boxgrove se aproximam de uma Elipse Áurea, o que pode sugerir que a preferência estética por essa proporção é extremamente antiga
Em geral, os artefatos de Boxgrove se aproximam de uma Elipse Áurea, o que pode sugerir que a preferência estética por essa proporção é extremamente antiga



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“Se eu fosse a um antiquário, só teria olhos para as coisas velhas.
Mas, sou um historiador, é por isso que amo a vida”.
Marc Bloch